Wednesday, December 14, 2011

COREOGRAFIA NA IGREJA: A DANÇA DA IGNORÂNCIA

http://teologiaselecionada.blogspot.com/2008/03/coreografia-na-igreja-dana-da-ignorncia.html
http://teologiaselecionada.blogspot.com/2011/07/coreografia-fogo-estranho-na-casa-de.html


COREOGRAFIA: FOGO ESTRANHO NA CASA DE DEUS

COREOGRAFIA: UM FOGO ESTRANHO NO SANTUÁRIO DE DEUS
A igreja de Deus não pode seguir tradições humanas porque o próprio Jesus afirmou que as tradições anulam a palavra de Deus. A igreja segue as ordens de Deus em sua Palavra. Embora muitas religiões cristãs tentem imitar os modelos e os exemplos da história bíblica, a verdadeira igreja de Cristo segue a Lei de Deus e as ordens apostólicas. Se a coreografia fosse algo pertencente à igreja, ela estaria na lei ou nas epístolas apostólicas.
Vamos analisar se a coreografia fazia parte da realidade do povo de Deus no Antigo e no Novo Testamento.
COREOGRAFIA, FOGO ESTRANHO NO ANTIGO TESTAMENTO
No Antigo Testamento, a oficialização do culto aconteceu com a chegada da arca em Jerusalém, trazida pelo rei Davi, e as instruções que ele deu para o funcionamento do serviço sagrado no lugar recém preparado. Pelo texto bíblico, podemos observar que nada foi dito sobre a inclusão de danças litúrgicas ou coreografias no serviço sagrado do povo de Israel. Israel não conheceu dançarinos, nem danças em seu culto. Vejamos:
1. Davi ordenou que da tribo de Levi fossem constituídos cantores musicistas para levantar a voz com alegria, e não danças ou coreografias.
1 Crônicas 15:16 16 Disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, para que, com instrumentos músicos, com alaúdes, harpas e címbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria.
Nesse texto, é possível perceber que nada foi dito de dançarinos, nem coreógrafos ou sequer danças e coreografias. Levanta-se ainda o argumento de que a dança está inclusa na palavra “alegria”, ou “levantar a voz com alegria”. Isto seria improvável porque os cantores são musicistas, e não poderiam coreografar enquanto tocam segurando seus instrumentos. Além do mais, fica difícil estabelecer coreografia ou “ministério de dança” se nem mesmo a palavra “dança” aparece no texto sagrado.
2. O louvor que era acompanhado por instrumentos musicais não era feito por danças ou coreografias, e sim por canto e por voz.
1 Chronicles 15:19-24 19 Assim, os cantores Hemã, Asafe e Etã se faziam ouvir com címbalos de bronze; 20 Zacarias, Aziel, Semiramote, Jeiel, Uni, Eliabe, Maaséias e Benaia, com alaúdes, em voz de soprano; 21 Matitias, Elifeleu, Micnéias, Obede-Edom, Jeiel e Azazias, com harpas, em tom de oitava, para conduzir o canto. 22Quenanias, chefe dos levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso. 23 Berequias e Elcana eram porteiros da arca. 24 Sebanias, Josafá, Natanael, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliézer, os sacerdotes, tocavam as trombetas perante a arca de Deus; Obede-Edom e Jeías eram porteiros da arca.
Alguns elementos do louvor são citados explicitamente neste texto, os quais podemos enumerar: cantores, instrumentos, voz de soprano, canto, músicos, e tocadores de trombetas. Mas dançarinos e coreógrafos não são constituídos como ministros do louvor ou da adoração a Deus. Nem sequer são lembrados. Isso parece nos fazer crer que a dança e a coreografia não fazia parte da verdadeira adoração a Deus na Antigo Testamento.
3. O rei Davi não coreografou, nem dançou “ministerialmente”, apenas expressou, fora do lugar sagrado, sua alegria..
1 Crônicas 15:25-29 25 Foram Davi, e os anciãos de Israel, e os capitães de milhares, para fazerem subir, com alegria, a arca da Aliança do SENHOR, da casa de Obede-Edom. 26 Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros. 27 Davi ia vestido de um manto de linho fino, como também todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, chefe dos que levavam a arca e dos cantores; Davi vestia também uma estola sacerdotal de linho. 28 Assim, todo o Israel fez subir com júbilo a arca da Aliança do SENHOR, ao som de clarins, de trombetas e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas. 29 Ao entrar a arca da Aliança do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi dançando e folgando, o desprezou no seu coração.
Embora os coreografistas evangélicos insistam em vestir trajes temáticos para suas danças litúrgicas, as únicas pessoas que foram autorizadas a vestirem-se de acordo com a ocasião do transporte da arca da aliança foram Davi, os anciãos de Israel, os levitas e os cantores. O povo comum não participou desse evento.
O texto bíblico é muito claro em mostrar que não houve dança coletiva, nem ministério de danças ou coreografias; apenas o rei dançou. Se o povo de Israel praticasse coreografia ou danças litúrgicas, possivelmente ficaríamos sabendo que “todo o povo dançou na presença de Deus”; mas isso não acontece na adoração do Antigo Testamento.
Que tipo de dança o rei Davi dançou?
Pelo texto hebraico, bem como pela tradução da Septuaginta, e pela nossa tradução de João Ferreira de Almeida (atualizada), o rei Davi não coreografou, como querem os modernos dançarinos das igrejas. Há muitos comentários feitos em cima desta ocasião em que Davi dançou, apelando para um modelo ou mandamento para as modernas coreografias ou danças litúrgicas. Mas o texto bíblico nos afirma que a dança de Davi foi apenas uma expressão de sua alegria, num momento muito especial do seu reinado, quando Deus lhe tinha dado vitória sobre seus inimigos, e o havia constituído rei sobre Israel. Naquela ocasião, Davi tinha muitas razões para dança de alegria. Ele não estava adorando a Deus, e sim expressando alegria de seu coração. Uma prova disto é que o texto não diz simplesmente que Davi dançou, e sim que Davi “dançou e se alegrou”,()mracher wumeshahech). A dança de Davi não foi um ato religioso, pois, como vimos antes, não foi constituído nenhum elemento de culto referente a danças ou dançarinos. Davi não estava cultuando a Deus, e sim se alegrando, como diz o próprio texto sagrado.
Estranhamente, somente Davi dançou. Os dançarinos evangélicos modernos nunca questionam o fato de uma ocasião tão importante na vida do povo de Israel ter sido acompanhada apenas pela dança do rei. Por que somente Davi dançou? Ao que parece, somente o rei era autorizado a demonstrar sua alegria por meio de um ato tão desconhecido do culto de Israel. Essa parece ser a razão também para o fato de que Davi se vestiu como sacerdote. Ninguém poderia ter participação em um ofício tão restrito como o sacerdócio de Israel. Contudo, o rei vestiu-se como sacerdote. Isso tudo torna aquela manifestação do rei algo exclusivamente seu. Ninguém poderia imitar o rei; sua aparição no cortejo da arca, vestido sacerdotalmente, indicava que Davi era uma figura única no que fazia. Nem mesmo o povo de Israel tentou imitar o rei Davi.
4. A designação para o ministério definitivo na adoração a Deus não contemplou danças ou coreografias, nem qualquer tipo de ofício designado para isso, nem a dança foi reconhecida como forma de adoração; ao contrário, o louvor a Deus no antigo Israel era por meio de hinos.
1 Crônicas 16:4-7 4 Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do SENHOR, e celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus de Israel, a saber, 5 Asafe, o chefe, Zacarias, o segundo, e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matitias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel, com alaúdes e harpas; e Asafe fazia ressoar os címbalos. 6 Os sacerdotes Benaia e Jaaziel estavam continuamente com trombetas, perante a arca da Aliança de Deus. 7 Naquele dia, foi que Davi encarregou, pela primeira vez, a Asafe e a seus irmãos de celebrarem com hinos o SENHOR.
Essa designação dos ofícios para a adoração é muito importante para sabermos o que acontecia na adoração em Israel.
Embora os desavisados coreógrafos eclesiásticos tentem enganar a igreja de Deus, afirmando estar praticando uma atividade de Israel, o texto bíblico é muito claro em afirmar que, definitivamente, Israel não praticava coreografia ou coisa parecida em sua adoração. O louvor foi designado pelo rei Davi para ser por meio de hinos, e não de danças. As danças nada falam, não se direcionam a Deus, não representam absolutamente nada, a não ser, sentimentos humanos, como alegria, e folclore, mas nunca está relacionado ao culto a Deus.
Os salmos são suspiros dos mais profundos desejos do coração humano, quando ele aspira pelo seu Criador, pelo desejo de justiça, pelo desejo de vingança, como por exemplo, os salmos imprecatórios. Portanto, os salmos não são prescritivos, e sim descritivos para a igreja, embora, muito da lei moral, seja citado, muito da sabedoria proverbial seja relembrada, bem como referências históricas da vida do povo de Deus no Antigo Testamento sejam cantadas. Os salmos são para serem cantados; é uma literatura específica para o canto na igreja, e não para a dança ou coreografia.
Embora no Salmo 150 Davi fale de dança como louvor, ele mesmo não a designou para o serviço sagrado do povo de Israel. É claro que Davi está se referindo àquela ocasião em que ele dançou conduzindo a arca da aliança. Louvar a Deus com dança, no contexto do rei Davi, e na ênfase de seu salmo significa louvar a Deus com alegria, pois como vimos, a dança não foi inclusa no culto de Israel.
CONTINUA
COREOGRAFIA, FOGO ESTRANHO NO NOVO TESTAMENTO”

COREOGRAFIA NA IGREJA: A DANÇA DA IGNORÂNCIA

A ignorância dança na minha frente! Colorida, maquiada, e iluminada, ela se contorce feita serpente, mas não entendo o que ela quer dizer!
Trevas medievais se abatem sobre o culto de igrejas modernas. Novamente os ministros do evangelho estão buscando roupas, cores, luzes, sons, gestos mudos, e centralidade em mulheres que, sem saber, roubam a glória de Cristo nos cultos dessas igrejas. Dessa forma, a velha igreja Católica Romana com seu culto colorido tem sido lembrada no meio evangélico.
Estive pregando em um congresso para jovens presbiterianos, e fiquei decepcionado ao ver que, o culto desses jovens nada tinha a ver com o presbiterianismo histórico, nem com o sistema calvinista de adoração. Não sei quem é o culpado por tantos descaminhos dentro de nossas igrejas; o que sei é que o culto presbiteriano está aleijado em muitas igrejas; precisa de muletas para andar. O princípio que subjaz esta enfermidade é o fato dos líderes acharem que só a Palavra de Deus e os sacramentos já não podem mais ter tanta graça, e para isso insistem em trazer algo com mais engraçado. O que pude observar naquele congresso não posso chamar de culto. Não tive impressão de que as pessoas ali estivessem com suas mentes voltadas para Deus. Palco com muitas luzes pondo seus holofotes em moças maquiadas, brilhando à luz dos reflexos de sapatilhas prateadas, com vestidos multicoloridos, contorcendo seus corpos como serpentes, e até, sensualmente mostrando o contorno de seus corpos, dançando e sinalizando com os membros superiores e inferiores, gestos obscuros que ninguém entendia o que queriam dizer com aqueles movimentos.
Quando sento num banco de igreja e vejo aquelas mocinhas dançando na minha frente, nada mais consigo além da ignorância dançante de seus líderes. Como dançam ao som de músicas, entendo a letra da música, mas não sei o que elas pretendem dizer com seus braços e pernas que sobem e descem sincronizadamente, repetindo cansativamente os mesmos movimentos. Será que somente eu não compreendo a linguagem daqueles corpos coloridos, brilhantes e emudecidos, que se contorcem sobre o palco querendo dizer algo? Será que terei que aprender um alfabeto dos movimentos coreográficos para decodificar a mensagem dançada?
Foi-me dito que elas estão louvando a Deus. Estranho! Parece que esse louvor nunca poderá ser congregacional; ou imaginaremos os anciãos da igreja coreografando sincronizadamente? Por que essa modalidade de louvor só pode ser praticada por moças novas?
POR QUE A COREOGRAFIA NÃO É A VONTADE DE DEUS PARA O CULTO CRISTÃO?
1) PORQUE É UM MEIO ATRASADO E PRIMITIVO DE COMUNICAÇÃO QUE COMPROMETE O CULTO À OBSCURIDADE E AO ERRO.
O meio mais direto, perfeito e objetivo de nos comunicarmos com Deus é por meio da palavra inteligível. Os movimentos corporais podem representar simbolismos nas muitas religiões pagãs e de mistérios pelo mundo afora; mas só o culto revelado a Israel (Rm 9:4) contém os verdadeiros elementos que agradam a Deus. Nada há no culto de Israel que lembre o culto pagão das nações vizinhas, que era recheado de danças folclóricas. O louvor de Israel sempre foi por meio de palavras inteligíveis, e não por expressões corporais. Além disso, teria que haver uma codificação dos movimentos, para que a igreja pudesse ler e decodificar o significado de cada movimento, o que é impossível, pois como é uma dança ao som de músicas, as letras das músicas confundiriam as letras expressas pela linguagem corporal. Ainda assim, a expressão corporal seria inviável para o culto porque o corpo é mudo e seus movimentos limitados, tendo-se que repetir as mesmas coisas significadas, e caindo no erro das vãs repetições.
A coreografia é proibida pelo apóstolo Paulo por representar uma forma muda de expressão que nada expressa. Nenhuma formalidade sem sentido deveria fazer parte do culto cristão, (I Co 14:8-9). A própria palavra louvar (do lat. Laudare) sempre está relacionada a “dizer algo inteligível à mente”, “bendizer”; assim sendo nunca poderia ser empregada para gestos ou expressões corporais. O Salmo 150:4 emprega o termo para “adulfes e danças” porque está citando a expressão de Êxodo 15:20-21, que é acompanhada de bendições em alta voz por Miriam e as mulheres que acompanharam o coro.
Todo meio obscuro de cultuar a Deus é proibido em sua Palavra, pois a igreja tem entender a mensagem para dar o amém, (I Co 14:16). Toda forma de culto que não comunica a mensagem inteligívelmente, é semelhante a falar ao ar, (I Co 14:9). Além do mais, o apóstolo Paulo ensina que o culto cristão é racional, pertencente ao entendimento, (Rm 12:1). Cultos em que não se entende a mensagem ou o louvor, são caracteristicamente pagãos em sua essência.
Usar exemplos de Miriam ou Davi é cometer sério erro hemenêutico. Eles dançaram porque quiseram; não estavam obedecendo a nenhum mandamento da lei, nem seu exemplo ficou para ser seguido. O povo de Deus não segue exemplos, e sim ordens.
2) PORQUE NÃO É PARTE INTEGRANTE DE NENHUM DOS MEIOS DE GRAÇA, E, PORTANTO NÃO PODE FAZER PARTE DO CULTO.
Além dos sacramentos e da palavra, Cristo e os apóstolos não instituíram nada mais como meio de graça para o povo de Deus. Todos os elementos do culto cristão são, necessariamente, meios de graça. Mas fica difícil explicar como um grupo de mulheres fantasiadas e dançantes se tornariam um meio de graça para a igreja de Cristo. O que coreografia tem a ver com a história da redenção? O que as danças comunicariam à mente dos crentes? A música cantada é ordenada nas epístolas paulinas, e foi usada por Cristo ao término da ceia; nada há, porém, quanto à dança.
3) PORQUE NÃO FAZ PARTE DE NUNHUMA ORDEM LITÚRGICA ENCONTRADA NO VELHO OU NOVO TESTAMENTO.
A própria expressão “dança litúrgica” é precária, pois não há nenhuma liturgia de culto onde haja danças no Velho ou Novo Testamento.
O culto foi uma das dádivas pactuais dadas ao povo de Israel, e sobre o qual a nova aliança é inspirada. Não há nenhum registro do culto no Antigo Testamento que danças fizeram parte do culto israelita no templo. O culto de Israel era santíssimo, e jamais seria profanado por elementos de cultos pagãos. Os povos vizinhos de Israel adoravam o sol, as estrelas, gatos, serpentes, jacarés, deusas, e deuses, dançando religiosamente para eles. Esse culto dançante era originado da própria vontade humana, mas o culto do Deus de Israel tinha origem divina, e foi revelado pelo próprio Deus ao seu povo, (Rm 9:4); em nenhum lugar da revelação Deus requereu danças; elas eram exatamente o elemento mudo das religiões pagãs daqueles tempos. O mesmo pode-se entender no Novo Testamento. Nenhuma evidência há para uma tradição pagã entre os crentes da igreja primitiva.
4) PORQUE NÃO HÁ MODELO NEM MANDAMENTO APOSTÓLICO PARA ISTO.
As ordens apostólicas do conteúdo do culto no que se refere a louvor é salmo, (I Co 14:26); salmos, hinos e cânticos espirituais, (Ef 5:19). Em nenhum lugar da tradição apostólica foi incluída coreografia, sendo, portanto, uma tradição humana acrescentada ao culto cristão.
5) PORQUE ROUBA A GLÓRIA DE CRISTO E MACULA O CULTO DIVINO.
O movimento moderno secular de coreografia na igreja apresenta-se como um show, bem ensaiado, e que, impecavelmente pretende agradar à expectativa de quem assiste. A atenção dos expectadores está em acompanhar os movimentos dos corpos brilhantes e coloridos e conferir as falhas e os acertos para depois atribuir-lhes elogios. Nada há na coreografia que leve a mente dos crentes a glorificar a Cristo, pois os corpos dançantes não falam à mente. Se nada comunicam, acabam distraindo a mente dos crentes e desviando o foco das atenções do verdadeiro culto que é Cristo.
Nenhuma dançarina vai a um palco querendo dar glória a outrem, pois ela está ali para “demonstrar” e não para levar a mente das pessoas cativas a outro lugar que não sua própria pessoa. Assim, as dançantes amaldiçoam-se por roubar a centralidade da adoração a Deus, (Atos 12:21-23), por receber honras e elogios que deveriam ser de Cristo, e por tornar a adoração a Deus em show, culto profano e pagão.
6) PORQUE A COREOGRAFIA SEMPRE ESTÁ ENVOLVIDA COM CARNALIDADE.
Na coreografia, os movimentos dançantes são voltados para demonstrações dos corpos de quem dança. A mente de quem assiste é eficazmente desviada para contemplar movimentos, e não para pensar em Deus ou em Cristo. As moças fantasiam-se sensualmente, - exatamente como procedem as dançarinas mundanas para atrair olhares, e provocar impressões sensoriais fortes em quem assiste. Quando dizem que estão imitando a profetisa Miriam, com coreografias modernas, tais coreógrafos esquecem-se de que uma profetisa judia nunca vestiria trajes tão pecaminosos como as atuais fantasias que circulam nos palcos eclesiásticos dos nossos dias. Pelo efeito que produz, a coreografia é uma obra de sensualidade, voltada para o pecado da carne; e o pendor da carne é morte, (Rm 8:6).
7) PORQUE É PECAMINOSO POR ENALTECER A NATUREZA HUMANA.
Nada pode ocupar o centro da adoração cristã senão a Palavra de Deus, por meio do pregador. As danças, os conjuntos, cantores e corais são terminantemente proibidos de ocupar o lugar central da Palavra de Deus no verdadeiro culto cristológico. Todas essas pretensiosas formas de expressões de louvor são individuais e particularizadas, devendo apenas ser para uso de cada um em ambiente privado, não na igreja. Na igreja o culto é público, e o louvor sempre é congregacional. O apóstolo Paulo foi incisivo contra os coríntios com seus individualismos em detrimento da igreja como corpo. A visão de cantor A, conjunto B, coral C, que se apresentam sozinhos, segregando-se do louvor congregacional, nada mais é do que uma visão de fama, e isto é pecaminoso aos olhos de Deus.
Uma expressão absurda que se usa muito nas liturgias seculares é o termo “participação especial” para designar um cantor que vai cantar na frente da igreja. Sem perceber, o liturgo anuncia que o culto vai parar porque alguém mais especial vai cantar.
Sempre que houver o incentivo à manifestações particulares de louvor, a tendência é à segregação, individualismo, fama, elogios, e exaltação à pessoa que canta ou grupo que se apresenta. Assim sendo, tais modelos são carnais, (Gl 5:20-21) e devem ser evitados na igreja de Cristo. Todos esses modelos são seculares, trazidos do mundo pagão para dentro da igreja, sem nenhuma base bíblica. No céu toda a igreja cantará em um coral universal; lá não haverá participação especial de A ou B. Se a igreja de Cristo quer agradar a Deus, então, deverá copiar o modelo das coisas celestiais, e não das terrenas, (Cl 3:2).
8) PORQUE É AFÔNICA E DENUNCIA-SE DESNECESSÁRIA
A mais absurda idéia que podemos ouvir dos defensores da coreografia na igreja é que ela é uma maneira de louvar a Deus. Usam os textos dos Salmos 150 e o exemplo de Miriam (“Se ela dança, eu danço!”), e o exemplo de Davi – textos que tratarei mais adiante – para fundamentar uma teologia contraditória, por desconhecerem a verdadeira idéia do salmo 150 e do exemplo de Miriam.
A grande contradição da coreografia é que ela precisa da música para louvar. Ora, como pode um corpo dançante louvar, se louvar é bendizer, e o corpo nada diz?
Ao olharmos para o Salmo 150:4 (“Louvai ao Senhor com adulfes e danças”), o termo hebraico mahol “dança”, é um termo usado como símbolo de alegria após uma vitória. Normalmente uma mahol era acompanhada de adufes (tof); por isso o salmista usa o conjunto “adulfes e danças”. A expressão hebraica do Salmo 150:4 é exatamente a mesma encontrada em referência à dança de Miriam em Êxodo 15:20, em sua forma verbal (“tocaram adulfes e dançaram”). Algo muito importante que muitos deixam de esclarecer é que a dança de Miriam nada tem a ver com o moderna coreografia praticada nas igrejas. Vejamos as diferenças: 1) A dança de Miriam foi resultado de uma alegria de vitória do povo de Israel sobre os egípcios; 2) Foi acompanhada por um instrumental próprio; 3) Constituiu parte do ato de louvor a Deus pela vitória, que compunha-se de repertório, som, e dança. Daí podemos concluir: a) que Miriam não coreografou apenas gestos mudos; b) Que é errado referir-se a Miriam apenas à sua dança, pois ela tocou, cantou, e dançou; c) Que a parte mais importante do seu ato não foi a dança, e sim a letra da música que ela proferiu; d) Que o que louvou a Deus não foi o movimento do seu corpo, e sim as palavras que proferiu para engrandecer e bendizer a Deus; e) Que a dança de Miriam não foi uma parte integrante do louvor, e sim o resultado da alegria que sentiu, sendo apenas uma manifestação contingente.
Uma segunda abordagem importante é lembrar que aquele ato de Miriam foi um ato profético extraordinário e inspirado, no qual, ela como profetisa inspirada, estava profetizando Palavras de Deus que ficaram registradas no cânon das Escrituras do Antigo Testamento. Portanto ninguém pode querer dançar como Miriam dançou, porque sua dança foi um mover inspirado do Espírito de Deus no profetismo do Antigo Testamento, que tinha fins de escrituração da Palavra de Deus; Miriam não dançou porque quis, e sim porque o Espírito quis. Quando as pessoas querem imitar Miriam, estão assumindo a postura do falso profeta, pois não têm credenciais para isto.
Quanto ao Salmo 150, estaria dando ordens para louvar a Deus com danças? Absolutamente não! O salmista não está se referindo apenas à “dança”, separadamente de adulfe, pois ele está se referindo ao ato de Miriam. “Adulfes e danças” é a expressão do louvor profético da profetisa Miriam, que foi inclusa no livro dos salmos para ser lembrada continuamente no cântico de Israel, porque continha os elementos da redenção de Israel.
Grande parte do erro da coreografia deve-se à visão errada que as pessoas têm dos Salmos. A maioria acha que os salmos são mandamentos; e quando lêem o Salmo 150:4, acham que o salmista está ordenando ao povo de Deus a dança como louvor. Os salmos são poemas musicais compostos pelos israelitas da antiguidade para serem usados como hinos na adoração. Ao invés de dançarem por causa da expressão do salmo, eles apenas cantavam o salmo; não há nenhum indício de que os israelitas dançassem no templo. Na verdade, o Salmo 150:4 não foi dado para imitar Miriam, mas para cantar a vitória redentiva que ela celebrou. Portanto, o Salmo 150:4 não é para ser dançado, e sim cantado. Bater tambores e movimentar o corpo nada diz acerca das grandezas de Deus; portanto, não é à dança ao que o salmista está se referindo, e sim ao que foi dito por Miriam quando dançou.
O caso da dança de Davi em I Crônicas 15:29 tem sido usado como modelo ou mandamento para justificar coreografia. Isto consiste muito mais em ignorância do que exegese. Davi não deu ordens a ninguém para dançar, nem instituiu em seu reinado a “dança litúrgica”. Mais uma vez, somente o rei se empolgou porque estava vindo de uma vitória contra os filisteus, e apenas ele dançou. Davi dançou e se alegrou, mas depois é que adorou ao Senhor com cânticos dos Salmos de sua autoria, (I Cr 16:7-36). Isto é prova de que as danças do Antigo Testamento estão relacionadas com a história das vitórias de Israel, e nunca com a adoração. Danças no Antigo Testamento é uma expressão de alegria, e não de louvor.
A dança celebra alegria, festa; a única festa a qual somos ordenados celebrar é a ceia do Senhor no dia do Senhor, (I Co 5:7,8).
9) PORQUE ROUPAS, CORES, FORMAS, LUZES E SONS SEMPRE CARACTERIZAM O VELHO CULTO CATÓLICO ROMANO.
O culto reluzente e colorido é o culto que não agrada a Deus. No Antigo Testamento havia muitas figuras, cores, formas e ritos, mas tudo tinha um significado tipológico. Com a vinda de Cristo, toda expressão profética do antigo culto cumpriu-se. Agora, somente os aspectos da nova aliança devem interessar à igreja de Cristo. Nada há Novo Testamento que nos dê a entender que o culto da Nova Aliança seja recheado de cores, luzes e sons. Ao contrário, a recomendação apostólica, quanto ao culto cristão, é de simplicidade e humildade. A igreja neotestamentária que mais deu trabalho ao apóstolo Paulo quanto à humildade do culto foi Corinto. Loucos por extravagâncias, os coríntios foram duramente repreendidos pelo apóstolo.
Antigamente, antes das missões protestantes alcançarem as Américas, a roupa comum dos crentes era, naturalmente, o paletó. O pregador usava paletó porque era a roupa de todos os homens presentes na igreja; não havia destaque do pregador pela roupa ou qualquer outro utensílio. Hoje as igrejas buscam destacar cada vez mais o pregador da multidão. Contrariamente aos reformadores do passado, o Catolicismo procurou enaltecer infinitamente seu clérigo, pondo sobre ele roupas, cores, e objetos, que o tornam o centro da missa. O papa católico, com seus grandiosos palácios e fortunas, com tantos aparatos, ouro, e finíssimas roupas sobre si, nunca poderia ser o representante de Cristo na terra; Cristo morreu nu, desprezado, sem riqueza, e abandonado numa cruz. Por este motivo, o verdadeiro culto cristão é aquele que melhor representa a humildade do nosso Senhor. Implementar o culto com tantas paramentas é voltar à ostentação do culto católico romano, culto abominável a Deus.
10) PORQUE IMPEDE QUE A PRÓPRIA MENSAGEM PRETENDIDA CHEGUE A MENTE, POR APRISIONAR-SE AOS OLHOS.
Deus nunca estabeleceria coreografias para o seu culto porque seria uma contradição de propósitos. Seria a coreografia para os olhos ou para mente? Até agora nunca vi nada diferente do que as tais danças proporcionam para quem as assiste, além de novidades para os olhos. Nada diz ao coração, nem à mente. Ninguém entende nada que se faz com o corpo. É mero lazer para quem pratica, e confusão para quem vê. Dessa forma, a coreografia constitui um elemento proibido pela literatura apostólica. Nela não há mensagem de louvor, palavras de gratidão ou qualquer coisa parecida. Como poderia algo tão inócuo e irracional fazer parte do culto racional dos cristãos, (Rm 12:1)?
11) PORQUE DESOBEDECE AO MANDAMENTO DA MODÉSTIA DA MULHER NO CULTO.
As dançarinas produzidas em vestes, cores e arranjos ferem a ordem apostólica dos trajes modestos que Paulo dá em I Timóteo 2: 9 para o culto cristão. O culto não é lugar para demonstrações de fantasias de danças femininas. Certamente isto constitui um pecado grave para com Deus: a profanação do seu santo culto.
12) PORQUE FAZ PERDER A SIMPLICIDADE DO CULTO A DEUS.
O culto cristão é um momento onde todos os crentes devem estar quebrantados de espírito, arrependidos de seu mal, perdoado o próximo, e na mais total dependência de Deus. O sentimento de igualdade e dependência mútua como partes de um corpo deve permear o ambiente sagrado, fazendo de todos um único organismo. Quando o culto é recheado de destaques, privilégios, participações “especiais”, apresentações e representações individuais, (cores, movimentos, sons, personalidades centralizadas no palco, concorrências, etc.) elementos chamativos da atenção da congregação para um único indivíduo ou grupo, perde-se então, a verdadeira natureza de culto a Deus; a adoração é transformada em relações psico-sociais e antropológicas. Personagens se tornam o foco das atenções, as mentes são desviadas de Cristo, e o interesse aumentado em direção aos talentos, cores, sons, gestos e aplausos.
Para a maioria das pessoas o culto não tem graça quando o único atrativo é Deus. Haverá sempre muito mais adeptos do falso culto, porque, além de tal culto não exigir pré-requisitos espirituais, ainda garante um relaxamento e lazer para os participantes.
13) PORQUE CONTRARIA OS PRINCÍPIOS DE LITURGIA DO CALVINISMO, CARACTERIZANDO OS USUÁRIOS COMO NÃO CALVINISTAS.
Calvinismo é um sistema de culto e vida. Incrivelmente, podemos encontrar coreografia em igrejas que vêm de origens calvinistas; até mesmo alguns pastores coreógrafos querem ser identificados como calvinistas. Com toda certeza esses movimentos coreográficos seriam taxados por Calvino e seus sucessores como movimentos pagãos. O culto do calvinismo clássico está muito longe das caricaturas modernas do culto protestante. Os praticantes da coreografia evangélica desconhecem o verdadeiro culto calvinista, e não partilham da tradição reformada deixada pelos gigantes do calvinismo clássico.
A ênfase dada pelos calvinistas ao culto cristão condena qualquer representação visível(CONFISSÃO DE WESTMINSTER, cap. 1, seção 1), seja de danças, de teatro, ou de qualquer outra coisa. Pastores que afirmam serem presbiterianos, ou que adotam a Confissão de Westminster como símbolo de fé, jamais deveriam estar envolvidos em práticas coreográficas no culto reformado, pois isso é negar o voto ministerial, e incorrer numa infidelidade para com a Igreja Presbiteriana do Brasil.
14) PORQUE A ORDEM É LOUVAR COM A BOCA, E NÃO COM DANÇAS.
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13:15)
A palavra “sacrifício” da expressão “sacrifício de louvor”, representa a adoração a Deus no Antigo Testamento. O autor está citando a mesma idéia contida em Oséias 14:2 (“sacrifícios de nossos lábios) para afirmar a verdade comparativa com o Antigo Testamento: enquanto a adoração da Antiga Aliança era por meio de sacrifícios de animais, a adoração da Nova Aliança é por meio de um outro tipo de sacrifício,“o sacrifício que procede dos lábios”. O autor desta epístola é unânime com a doutrina apostólica, quando fundamenta toda a adoração do Novo Testamento sobre o louvor dos lábios dos crentes. Indiscutivelmente, quando alguém tem dúvida sobre a adoração do Novo Testamento, podemos dizer-lhe que aquilo que era para o antigo culto de Israel, é hoje o louvor dos lábios dos crentes. Esse é o modelo neotestamentário de adoração da Nova Aliança, não havendo nenhuma outra forma de adorar a Deus, além de nossos lábios.
15) PORQUE NO CÉU O CORAL É DE VOZES E NÃO DE DANÇARINAS.
“Era necessário que, as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores.” (Hebreus 9: 23)
O culto terreno, instituído por Cristo e pelos apóstolos, é figura do que há no céu, e lá não há grupos de dançarinas, apenas um imenso coral de vozes dos redimidos, (Apocalipse 7 e 19). O texto de Hebreus está intimamente relacionado com o sacrifício de louvor dos lábios dos crentes. Não há nenhuma margem para cultos dançantes no céu. A adoração a Deus que acontece na terra é uma cópia da adoração celestial. Por isso João tem a visão apocalíptica de um grande coral, e não de dançarinas.
16) PORQUE DENUNCIA A IGNORÂNCIA TEOLÓGICA DOS LÍDERES QUE APOIAM ESTE PECADO NA IGREJA.
Como já vimos anteriormente, a prática da coreografia na igreja é uma prática mundana que entrou no culto dos mais desinformados. A liderança que compartilha de tais “expressões de louvor” desconhece a história do Calvinismo, ignora os símbolos de fé reformados, não tem raciocínio teologicamente preciso, e nunca aprenderam teologia reformada. Cansam-se de dizer que são reformados, quando na verdade só acreditam, com reservas, no sistema de governo e na doutrina da predestinação. Se olharmos para o presbiterianismo histórico, veremos que os antigos líderes eram homens mais conscientes da doutrina reformada, e detinham certa cultura teológica; essa é razão porque nunca encontramos coreografia na igreja quando recuamos um pouco na história. A maioria da liderança perdida com coreografia representa um pessoal que nada lê ou estuda; ignora a teologia, as letras, e o conhecimento. Assim, perecem no paganismo de sua própria ignorância.
Quando corpos se contorcem feitos serpentes na frente de uma igreja, a única coisa que representam com aquelas danças é a materialização dançante da ignorância de seu pastor.
16) PORQUE CONTRARIA A ORIENTAÇÃO LITÚRGICA DA IPB.
A base constitucional contra a coreografia na igreja está nos Princípios de Liturgia cap. III, Artigos. 7 e 8, no qual a IPB define os elementos que devem constar no culto presbiteriano.
A posição mais recente da Igreja Presbiteriana do Brasil quanto à coreografia está na resolução exposta no documento CXIII da reunião ordinária do SC/IPB-98, a qual rejeita o movimento coreográfico na igreja em bases teológicas, históricas, e confessionais, ordenando aos concílios que façam lembrar aos pastores o voto de seguir os padrões institucionais quando da ordenação, e que também façam cumprir os princípios de liturgia quanto ao culto público da IPB no cap. III, artigos 7 e 8.
Todos os líderes eclesiásticos que compartilham, ensinam, ou praticam coreografias em suas igrejas incorrem em grave falta, sendo passivos de disciplina pelos concílios da IPB, bastando para isso que qualquer membro da igreja ou concílio denuncie tal líder. Aqueles que não concordam ou sentem-se ultrajados por causa de seus líderes dançarinos, devem enviar documento formal, com base constitucional (tanto do Manual Presbiteriano, quanto do doc. CXIII-SC/IPB-98) ao conselho, pedindo que tal documento seja enviado ao Presbitério. Em tal documento deve haverá: a) denúncia formal de que o pastor promove ou permite danças no culto público; b) a base constitucional que referenda a falta ( Manual Presbiteriano e doc. CXIII-SC/IPB-98); c) a requisição pedindo que seja proibido pelo concílio superior o procedimento coreográfico de tais líderes.
PROF. REV. MOISÉS C. BEZERRIL

42 comentários:

caio disse...
Esta postagem foi removida pelo autor.
lusantos disse...
"a letra mata o ESPIRITO vivifica"
Pri e Jaqui disse...
Se vc fosse um cristão verdadeiro como se diz , Não seria tão ignorante para olhar as coisas de Deus, com esses olhos que, simplismente julgam sem ao menos conheçer e entender o que é uma coreografia,O nosso objetivo maior é fazer gestos de adoração somente para Deus e não para as pessoas!!!
Ao invés de murmurar,Ore por nós pois a cada dia Deus nos usa para mostrar a todos a alegria do senhor em nossas vidas!!!
Nanda Azevedo disse...
É, não somos ninguém para julgar o que está no coração das outras pessoas, então, antes de julgar, pense que muitas pessoas são alcançadas pelas danças e nós não usamos roupas sensuais, porque a nossa intenção não é tomarmos a glória de Deus, pois só Ele é digno de receber louvores e toda honra e toda glória sejam dadas somente à Ele.
flavinha disse...
"Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor , e estava Davi cingido de uma estola sacerdotal”, II Samuel 6:14.

No Israel de Deus – passado e presente – é comum que o povo expresse seus sentimentos através das artes, sendo a dança um grande instrumento de comunicação. Portanto, a dança nunca foi algo “escandaloso” para o povo de Israel, nem tampouco para os outros povos do médio e extremo-oriente. Esse movimento não é nenhuma novidade e sempre fez parte das comemorações cristãs.

O preconceito em relação à dança é um problema cultural. Ao longo dos anos, alguns valores foram deturpados. Como, por exemplo, a questão do homem dançar estar associada à sua sexualidade. Há organizações tribais, como os índios e os aborígenes, em que só eles podem dançar. Já na Bíblia, observamos que os hebreus dançavam, sem distinção de sexo. A idéia do corpo ligada ao pecado e os gêneros que trouxeram vulgaridade também contribuíram para esta aversão aos movimentos.
Toda arte tem a mesma importância, mas só tem valor se salvar, curar, restaurar e edificar”, ensina. E no caso da dança, a unção vem pelo movimento. Não se trata de um adorno para enfeitar o púlpito da igreja
Laís disse...
bom dia amado...que a paz do senhor seja contigo!!!sinto muito em perceber que dentro deti a tanta ignorancia capaz de compreender que uma adoração pura e verdadeira seja um ato ilícito.a dança tem nos atraido direto para o coração de DEUS e se você acha que é algo tão incorreto deveria dançar na presença do SENHOR para conhecer como isso é importante...é facil julgar aquilo que não conhecemos mas asssim como a palvra de DEUS diz:"tira primeiro a trave do teu olho e,então verás o argeiro no olho do eu irmão.."sua mente é pequena e seus conceito chulos.a 3 anos tenhu um grupo de coreográfia na minha igrejae ao contrario do que vc diz somos cada vez mais usadas na presença do SENHOR e os nossos gestos nw tem luzes nem sensualidade,a cada apresentação DEUS nos coloca para falar com as pessoas sim e muitas se entregam diante do SEU altar atraves das nossas danças...A DANÇA É UM MEIO DE ADORAÇÃO,e por mais que nw falemos nada DEUS conheçe o nosso coração e sabe todas as palavras que estamos dizendo e nós dizemos com amor com força...quebrando mais um comentario torpe que vc fez,tenhu um grupo de coreográfia só com mulheres...e graças a DEUS são uma benção..tenho tbm com crianças...uma nova geração adorando ao senhor...e tbm tenho alguns homens que se colocam em lugar de adoração através da dança...
vc já parou para orar por algum grupo de coreográfia??ja se pergunto se é tão errado pq DEUS ainda permite que grupos e mais grupos de coreográfia se levantem??a sua vida é realmente um exemplo pra DEUS sendo que os seus pensamentos vão contra uma forma de expressão e adoração que ele mesmo escolheu...eu creio apenas nas promessas do SENHOR...ESTOU ORANDO POR VOCÊ...QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TI....AHH!!! Diante das nossas danças DEUS ja manifestou a sua glória a ponto de 3 meninas serem batizadas no espirito santo no meio da nossa ADORAÇÃO....que DEUS seja contigo!!!LAIS ANGELO
Leticia disse...
PAZ DO SENHOR!!!

Q DEUS TENH MISERICORDIA DE TI!!!

A DANÇA PARA MIM É UMA ADORAÇÃO INTIMA, QUE SO QUEM DANÇA PARA DEUS E COM ELE PODE EXPLICAR!!!

MEU QUERIDO IRMÃO, NAO SAO SO JOVENS QUE DANÇAM A DEUS NÃO, SE VOCE LER A PALAVRA DE DEUS E CONHECER A HISTORIA DE MOISES E PRESTAR MUITA, MAIS MUITA ATENÇÃO VERA QUE MIRIAN DANÇOU COM + OU - 40 ANOS, E AS ROUPAS COLORIDAS E BRILHANTE QUE VC DIZ, NOS ADORADORES EXRAVAGANTES CHAMAMOS DE VESTES, QUE SÃO SEPARADAS SÓ P ADORARR, E SE NOS MAQUIAMOS É PQ SOMOS A NOIVA DE CRISTO E QUEREMOS ESTAR O MAIS BONITA POSSIVEL PARA O REI, O NOSSO NOIVO PQ ELE MERECE!!!

NA BIBLIA MSMO DIZ Q DEUS CONVERTE O NOSSO CHORO, TRISTEZA EM DANÇA -> Lm 5:15

e que devemos louvar com adulfes e danças -> Sl 150:4


querido irmão em Cristo, todo ser que respira louve a DEUS, agora feche os seus olhos e ponha sua mao no seu coração e sinta as batidas... ele não bate pra vc viver, mas DANÇA no ritmo de Deus....

que DEUS TE ABENÇOEE, E EU PROFETISO SOBRE A SUA VIDA A UNÇÃO DA DANÇA....

EXPERIMENTE DANÇAR PARA DEUS, OU MELHOR AINDA DANCE COM DEUS,

Qualquer um pode dançar, pois quando não sabemos dançar determinada musica e encontramos um bom professor de dança, o que temos que fazer é só soltar o corpo e deixar que ele nos conduza. O Espírito Santo é o maior e melhor professor de dança que existe, se solte em suas mãos e experimente a alegria de dançar com o mestre dos mestres.

EU TE AMO EM CRISTO JESUS, E ELE TMBEMMM

NAO FIQUE SO NA VONTADE LIBERE SUA DANÇA!!!!


FIQUE NA PAZ!!!!!!!!!!!!
debora disse...
Meu irmão querido...Deus deseja te usar profundamente com o dom da palavra mas vocÊ tem que primeiro tirar os olhos criticos daquilo que tem usado para salvar vidas como a dança hoje está existem corpos para louvar a DEus Mirian dançou com seu tamburim e tinha um proposito de agradecimento e eu danço com um proposito de adorar a Deus e salvar vidas com minhas danças...^SE VOCÊ OLHASSE COM OS OLHOS DE CRISTO VC SERIA IMPACTADO COM A GLORIA DE DEUS...Seja livre para liberar a sua adoração pro SENHOR JESUS por que ele merece! fIQUE NA PAZ E EU CONTINUO DANÇANDO PRA dEUS ATÉ ELE VOLTAR E BUSCAR PRA ESTA PRA SEMPRE AO SEU LADO!
marcia_silvafaria disse...
O AMADO EM CRISTO ENTRA NO SEU QUARTO EM SECRETO E VAI FALAR COM DEUS ,MAIS DEPOIS DE FALAR COM ELE, COM TODA DELICADEZA ABRA ESTAS TUAS ORELHINHAS GANDES E OUÇA ELE TE FALAR TAMBÉM..VC ERROU 2 VX, A PRIMEIRA EM CONTRADIZER AS ESCRITURAS, A SEGUNDA EM TOMAR POSIÇÃO DE JULGAR, QUE AMBAS VC NÃO TEM DIREITO ALGUM.. QUE O SENHOR JESUS TIRE TODAS AS ESCAMAS DOS SEUS OLHOS E TE FAÇA ENXERGAR AS ATITUDES E TER UM CORAÇÃO DE VERDADEIRO ADORADOR!!!
Claudemir disse...
Eu não sei, mas fico aqui pensando... Sem Julgamento ok! Se a dança for momento de expressão de uma verdadeira adoração, até que concordaria, mas de entretenimento... Deus jamais concordaria com essa atitude. Também não vejo a coreografia como um dos elementos de um culto teocêntrico, onde Deus é o centro, e sim algo para satisfazer carências, prazeres, realizações e bem estar próprio. Outra coisa, se a coreografia tem sido alvo de discórdias, divisões e desentendimento não é davontade de Deus. Com amor. Graça e paz!
sabrielle disse...
paz do senhor
me deculpe mas eu acho q o senhor esta fora da palavra pq na biblia manda nos louvar á deus mas de todo nosso coraçao mas e aqueles q nao sabem pregar nao sabem cantar?
as vezes eles estao fazendo coreografias pq se sentem melhor mas deus nao quer saber se as pessoas só o louvem com hinos cantados
deus quer saber da nossa adoraçao nao importa se é com dança se é cantando o importante é nos adorarmos o nome do nosso senhor jesus cristo
e ao inves do irmao estar falando mal, pq o irmao nao vai ora para deus lhe dar sabedoria e abençoar
pq muitas vezes tem almas q aceita a jesus atrvs do louvor de uma coreografia ou até mesmo de um gesto q tocou seu coraçao
q deus venha te dar sabedoria
Moisés C. Bezerril disse...
MINHAS RESPOSTAS AOS COMENTÁRIOS

COMENTÁRIO DE LUSANTOS
O Lusantos não sabe nem o que é "letra". Essa expressão bíblica não tem nada a ver com "conhecimento". A "letra" é o veredito de morte da lei de Deus sobre todos os pecadores sem Cristo. ACONSELHO: estudar mais a Bíblia, e não seguir tradições.

COMENTÁRIO DE PRI E JAQUI
O julgamento que eu faço de coreografia não foi pelos olhos, pois não cito nomes de ninguém. Usei a Palavra de Deus e o bom senso. Não existe mandamentos para adorar Deus por meio de gestos na Nova Aliança. ACONSELHO: a usar mais a Bíblia e ser menos sensasionalista.

COMENTÁRIO DE NANDA AZEVEDO
Não estou julgando o que está no coração das pessoas, e sim as coisas erradas que elas estão fazendo dentro da igreja; o padrão do julgamento não é o que eu penso, e sim o que a Palavra de DEus ensina. Essa idéia de que as pessoas estão sendo alcançadas por coreografia é pura mentira, pois dança não fala, portanto não pode convencer ninguém do pecado, da justiça, nem do juízo. As pessoas que estão sendo alcançadas por coreografia são os da "fé temporal", do oba-oba; não conversão pela Palavra. Coreografia não prega, é muda.ACONSELHO a estudar soteriologia para entender o que conversão.

COMENTÁRIO DE FLAVINHA
Davi adulterou e matou; vamos também imitá-lo? O que as figuras bíblicas fizeram não é prescritivo; o crente segue ordens, não exemplos. O único exemplo a ser seguido é o de Cristo, e ele não dançou.
O que Israel foi ou fez não está nas cartas apostólicas como mandamento para a igreja. O argumento da FLAVINHA é antropológico e não bíblico; a igreja segue ordens apostólicas e não cultura ou tradições de povos. Ela não sabe o que significa "unção" e faz mau uso da palavra. ACONSELHO a estudar regras de interpretação bíblica, pois ela está levando conceitos mundandos de verdade para interpretar as Escrituras Sagradas.

COMENTÁRIO DE LAÍS
A irmã parece detestar estudar a Bíblia, pois emite opinião própria do que pensa, e não usa sequer a Palavra de Deus para algum conceito válido.
Adoração pura e verdadeira não é o que você acha, e sim o que a Bíblia diz. Nunca vou dançar porque a Bíblia não ordena isso à igreja, e fazendo-o estarei desobedecendo a DEus. A dança tem atraído vocês para o coração de outro deus, não o Deus das EscrituraS, pois ele não pede isso de seus filhos em lugar nenhum das Escrituras. Se os meus argfumentos são chulos, por que você não usou a Bíblia para refutá-los aos invés de suas próprias opiniões? Onde diz na Bíblia que dança é um meio de adoração? Responde! Acompanhe a vida dos seus dançarinos, e você verá que todos cairão em pecado mais cedo ou mais tarde; Deus vai derrubar um por um, por que vocês estão tentando roubar a glória de Deus. Eu oro para que Deus converta verdadeiramente esses corações mundanos coreográficos dentro das igrejas que levam o pecado para dentro da igreja em pleno dia de culto. Deus não está permitindo que grupos de coreografia se levantem, e sim ele abandonou vocês que querem dançar dentro da igreja, para que voccê quebrema cara lá na frente, se não se arrependerem de seus pecados de dança. O fogo que surge no meio da dança é fogo estranho; cuidado que os católicos carismáticos também estão sendo "sendo batizados com espírito santo no meio das danças deles". Eu também estou orando por você para que Deus te salve da condenação, pois você está querendo aparecer na igreja, e ser mais importante que Cristo. ACONSELHO a ler mais a Bíblia, conhecer ao verdadeiro Deus e descobrir o que é a verdadeira adoração, e usar menos a opinião própria e mais a Palavra de DEus.

COMENTÁRIO DE LETÍCIA
É verdade irmã: para você é isso, mas para a Palavra de Deus é pecado. Nenhum conceito seu baseado no Antigo Testamento tem validade para a igreja da Nova Aliança. A irmão não tem conhecimento do assunto. Nenhum texto bíblico usado pela irmã ordena dança em culto. Se quiser imitar os antigos, imite-os também no pecado deles. Quem dança em culto será amaldiçoado. Já vários casos de pastores e mulheres de pastores coreógrafos que perderam ministérios, cairam em adultérios como maldição pela dança: roubaram a glória de Deus. Não me recomende dançar porque não devemos incentivar as pessoas a desobedecerem a Deus. ACONSELHO a estudar mais a Bíblia e ser mais submissa a ela, ao invés de seguir suas próprias opiniões destruidoras da igreja.

COMENTÁRIO DE DÉBORA
Irmã Débora, a igreja da Nova Aliança segue orientações apostólicas, e não imitações de figuras do povo de Israel. Além disso você não conhece a doutrina bíblica da adoração; você inventou sua própria doutrina. Como vocês não tem argumento na Nova Aliança para dança, ficam procurando figuras patéticas do Antigo TYestamento para imitar. Vocês não são impactados com a glória de Deus enquanto dançam, e sim, estão roubando a glória dele. Se você continuar dançando até Cristo voltar, será condenada! Pecadores! Arrependam-se de seus pecados! ACONSELHO imediatamente que abandone a dança dentro da igreja porque você cairá em adultério.

COMENTÁRIO DE MÁRCIA SILVAFARIA
Minha irmã, Deus não fala com ninguém; tudo ele já falou em sua Palavra. Se ele falasse hoje aos pentecostais,a Bíblia continuaria a ser escrita como foi no passado. Além do mais, Deus não fala com vocês; vocês inventam palavras de suas próprias opiniões e interpretações. Quem está julgando é a irmã, pois está falando sem provas. Mostre-me minhas contradições; só falar sem provas é julgar. Você só diz o que acha; diga o que a Palavra de Deus fala sobre isso? Eu não julguei, eu expus seus erros diante da Palavra de DEus; isso é o que deve ser feito com todos os nossos pecados. ACONSELHO a estudar mais a Palavra de Deus, e dar mais ouvido a ela do que às suas próprias cobiças, para sair da escuridão do pecado da coreografia.

COMENTÁRIO DE CLAUDEMIR
Parabéns Claudemir. Um homem parece usar mais a luz do entendimento do que as mulheres que comentaram até agora. Na maioria, nenhuma delas usou a Bíblia, e sim as paixões e opiniões próprias. Isso é vergonhoso; pois os pastores estão entregando suas igrejas à liderança feminina, que normalmente só usa a paixão e a cobiça, e não a Bibia para suas teologias. Constato com esses comentários que as mulheres lêem pouco ou quase nada da Bíblia. A ignorância feminina foi que deu à luz o pecado da desonra ao culto por meio das danças que Satanás tem inspirado essas dançarinas de Baal. ACONSELHO que continue firme na verdade e não se deixe levar pelas mentiras do Diabo; lute contra toda essa visão maléfica ao povo de Deus que tem sido divulgada pelas dançarinas de Satanás.

COMENTÁRIO DE SABRIELLE
JOvem! Você não entende nada de Bíblia. Só se pode julgar as coisas de Deus pela Palavra de DEus. Você fala, fala, e não diz nada. Você nada sabe de adoração, nem de conversão; pois se soubesse alguma estaria usando a Bíblia.
ACONSELHO a ser mais humilde, pois mulher não pode mandar em homem. Estude a Bíblia e abandone o pecado da coreografia senão você será condenada por roubar a glória de DEus.
fernanda disse...
lembro-me da minha última vigilia, onde já inquieta e com muito temor procurava respostas sobre se estava agradando a Deus com o ministério de dança, e isso depois de 5 anos de ministerio, começamos com 3 meninas e hj estavamos em 12,
pensava que já que DEus permitiu o crescimento era sinal de aprovação, meu Deus quanta ignorancia e falta de entendimento,o que me deixou mais alarmada foi verificar atraves de testemunhos das proprias meninas que só estavam ali naquela igreja por causa da coreografia, ai o temor tomou conta de mim, algo estava errado mas meus superiores entitulados profetas, não estavam enxergando o problema e Deus nem estava mostrando pra eles, afinal o carro o dinheiro, casamento com festa, as repreençoes e perseguições em cima do altar parecia ser algo mais importante, do que a alto destruição da igreja, sei que nessa vigilia iriamos dançar, peguei o microfone e ao agradecer pela oportunidade eu disse: Senhor se a dança não te agrada, se isso me afasta de ti, por favor tire de mim, mas por favor não retire o Espirito Santo pois quero ver e fazer a sua vontade e te adorar em Espirito e em verdade,recordo-me que Deus me disse o que quereres que eu te faça? e eu disse quero ser o que o Senhor quizer que seje,eu quero a tua vontade em mim, e pra minha surpresa depois de 1 semana não sentia mais vontade de estar dirigindo aquele ministerio, me enojava ver e adimitir cmo pude ser tão cega, e não ter visto que os aplausos, aqueles passos sincronizados, as peças teatrais, td era pra preencher o nosso vazio de Deus, so massageava nosso ego, por mais que dizia p tds que a honra era dada somente ao Senhor, e que dançavamos p o Senhor, mas como se o povo estava la vendo e julgando erros e acertos, as roupas a maquiagem, era na verdade pra homens que dançavamos e não para Deus, essa é a pior mentira que o diabo tenta infiltrar nas mentes dos cegos espirituais,foi td uma cilada e hj sou livre p adorar a Deus sem precisar de fantasias, pois quem faz a obra é o Espirito Santo de Deus, não é a dança, teatro, a linguagem jovem, a musica, o modismo que ganha almas, que dão frutos bons,é o ESPIRITO sANTO E ENQUANTO os LIDERES NÃO RECONHECEREM ISSO, VÃO AMALDIÇOAR SUAS IGREJAS E SEMPRE DARAM FRUTOS SIM ,MAIS PODRES.
em fim, Deus realmente me ouviu e me tirou daquele lugar que limitava a minha visão, estou sendo muito perseguida por isso, mas nada se compara com a felicidade que hj sinto por estar no centro da vontade de DEus, eu sou verdadeiramente livre para adorar a DEus porque o filho me libertou.
Anônimo disse...
Sobre o comentário da Fernanda!

Minha irmã Fernanda, dou graças a Deus, por Ele ter aberto seus olhos, e não deixar você continuar nessa tremenda ignorância, que é essa tal de coreografia.
Nossos líderes estão deixando o mundo entrar entrar pela porta principal de nossas igrejas.
Acorda pastores!
Pr Sergio disse...
Laís disse... Bom em resposta a Laís, mas sem ataques, pois não é esse o intuito aqui.
Vejo hj a coreografia como uma dança até comum nos meios cristãos, mas como judeu nunca ví dança dentro do templo, sei que nosso rei David dançou varias vezes, nenhuma dentro do templo, quando fora dito nas escrituras que ele dançou diante da arca, ele estava em estase do Espírito e isso é bem diferente de uma dança de coreografia, assim como vemos irmãos e irmãs tomados pelo Espírito Santo de Deus a dançarem uma dança não ritmica natural e sim de expressão de certa forma "celestial" claro que sabemos e não sou néscio em não admitir de casos e casos onde se vêem dançarem na "carne" uma expressão que nem dentro da teologia se explicou ainda, mas dança na tal da carne, mas quanto a coreografia é totalmente ocidental e numa ritmica que nada tem a haver com as danças de cultura judaicas apresentadas nos patios de adoração como vemos em nossa patria Israel, gostaria sim de ver as "coreografias" em conformidades com a cultura judaica de adoração e com seus significados bíblicos, pois temos "coreografias" para adoraçõa e gratidão da colheita, pascoa, perdão entre outros, e durante todo o tempo que tenho visto as tais "coreografias" nas igrejas gentilicas nenhuma deles fora reportadas em proximidades a um desses cultos judaicos de gratidão e louvor ao Eterno como os citados acima, e pergunto aos "instrutores" de "coreografias", vocês sabem como é a "dança" da aliança e da arca? Como é a "dança" da prosperidade e colheita? E do perdão e agradecimento? E a principal a de Salvação e Ações de graças? Essas eu amaria ver e adorar ao Senhor com vocês, mas as de segmentos circulares e de expressões até sensuais como tenho visto, claro que há casos e casos, nao quero ser aqui taxadode ignorante e nem de tapado, já que vejo a falta de respeito e temor de alguns a falarem de homens de Deus como tenho visto aqui, como esses poderão ter algum padrão de adoração já que lhes faltam reverência e respeito aos que podem ver, como adorarão ao que não podem ver? Abraços e a Paz do Senhor a todos.
Wilson disse...
Graças a Deus, não sou o unico que é contrario a este desvio teologico de dançar dentro das igrejas.
Esta moda demoniaca de dançar coreografando dentro das igrejas tem origem no paganismo que esta infiltrado dentro de igrejas a muito tempo, estes cantores sem unção que tem um objetivo unico de lucrar com suas musicas gospel, trajem este lixo para nossas crianças.
Este é mais um sinal da degradação e esfriamento espiritual dos fins dos tempos ja preditos por Jesus em seu sernão a respeito de sua volta e do fim do mundo.
Clodoaldo Brunet disse...
O caminho do erro é sempre o preferido. Permanecer na ignorância é o natural do pecador, pois, o mundo está de fato nas trevas. O que é triste nisso tudo é ver que as pessoas de dentro não queiram se render diante da boa exegese bíblica e prefiram os seu próprios raciocínios humanos.
O evangelho puro e simples é o que a igreja precisa, basta que sigamos a Cristo e veremos que não há lugar no culto cristão para essas cavilações da carne, que só podem fazer uso delas os que estão de fato sendo guiados pela carne. Parabéns Reverendo Moisés Bezerril pela excelente defesa do culto cristão.
JORGE disse...
Pastor Moisés Bezerril, parabéns pelo post! e pela coragem de publicar um artigo tão claro côo esse. Não sei por que os leitores chamam o senhor de ignorante? Sim eles parecem para pensar e refletir nas verdades que, o pastor coloca no presente artigo logo perceberiam que, estas danças e esses ritmos na verdade estão profanando o culto ao SENHOR. A minha oração é que essas pessoas que ainda não entende que o culto deve ser teocêntrico e que vão a igreja para satisfazer o seu ego em busca de novos elementos cultuais se convertam, que eles possam ser alcançados com evangelho da graça, e que possam sair das trevas, em vez de buscarem ritmos, danças busquem o Deus todo poderosa que deve ser adorado em espírito e em verdade. Pr. Moisés, mais uma vez parabéns e que Deus continue lhe abençoando no seu ministério pastoral e também de Mestre na formação dessa geração de pastores que estão compromissados com as Escrituras . Um abraço querido pastor.
bety disse...
meu irmao DEUSte abemçoe é isso ai meu irmao eu comcordo.nao se cale diante do que é certo quando se gosta do que´é errado se defende
Rodrigo Oliveira disse...
Estou orando por você irmão... se parece com judas... ganhou atenção e apontou.. teve seus minutos de fama... como seguidor de JESUS vc seria o primeiro a não apontar o dedo.... o que ganha com isso? O problema da igreja é que não prega cristo e sim doutrinas!
Anônimo disse...
TENHO MEU GRUPO DE COREOGRAFIA A QUASE 6 ANOS .E ACHO UM ABSURSO TUDO O QUE ESCREVEU...A CARNALIDADE NÃO ESTÁ NO ATO DE DANÇAR "TUDO NOS HÉ LICIDO MAS NEM TUDO NOS CONVEM FAZER" ....CREIO QUE SE ALGO HÉ FEITO DE CORAÇÃO E COM SINCERIDADE DIATE DA PRESENÇA DO PAI...NÃO PODE SER CONSIDERADO PECADO OU COISA PARECIDA...HÉ CLARO QUE A PESSOAS QUE USAM DISSO PARA SE APARECER E DE FATO POARA PECAR TAMBÉM ,MAS EM TUDO HÁ EXEÇÕES E EXEÇÕES...TAMBÉM EXISTE GENTE ASSIM NO LOUVOR E NA PREGAÇÃO..SE ALGUEM QUER PEGAR NÃO USE COM DESCUPA O ATO DE DANÇAR ..ISSO SÓ DEMOSTRA A ALEGRIA ESCONDIDA NO CORAÇÃO QUE DEVE SER REVELEDA AO MUNDO PRA QUE CONHEÇO A SATISFAÇÃO QUE HÉ TER O ESPIRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS....
vou orar por vc irmão e pedir a Deus que o tire da IGUINORÂNCIA!...
apaz do senhor seja com tigo amodo...
Moisés C. Bezerril disse...
RESPOSTA À ANÔNIMA:
Prezada senhora, que tristeza saber que a senhora está há seis anos pervertendo o evangelho.O Espírito de Deus não está dentro de vocês porque ele não é de confusão. O Diabo sim, está confundiodo a mente de vocês, e fazendo vocês se sentirem muito bem com o pecado. Lamento dizer-lhe, mas sua ignorância é tão grande, que nem ao menos citou a Bíblia para fundamentar sua perversão. O inferno está cheio de pessoa com boas intenções, mas que foram enganadas pelo Diabo. Não ore por mim, ore por você mesmo, para que dê tempo Deus tirá-la das trevas do trastransportá-la para a luz do seu verdadeiro reino. Saia das trevas querida!
Shirley disse...
Concordo que a dança tem sido usada pelas igrejas que perderam a revelação da palavra, que o Espírito Santo deixou de operar e precisam de atrativos , balanço do corpo, sensualidade, aparição do homem. Onde o homem sempre esta em evidência. Lembro da passagem onde os pais de Jesus ( José e Maria e demais familiares) estavam subindo para Jerusalém a fim de celebrarem uma das festas do calendário judaico.Andaram, andaram, e quando já estavam no caminho de um dia perceberam que Jesus não estava mais com eles. O Senhor é santo, não é o nosso corpo que vai oferecer adoração ao Senhor.E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me Mt 8:2.O que podemos aprender com este leproso, é que a verdadeira adoração, vem de atitudes e posições que assumimos diante do Senhor e da forma como nos aproximamos dele. Tal adoração é capaz de mover a mão do Senhor em nosso favor, restaurar áreas de nossa vida que estão destruídas, trazer cura física para os que necessitam e cura das emoções.

Importante é dizer que à adoração tem que fazer parte de nossa vida, não só na igreja nos dias de culto, mas em todos os momentos, por que estamos diante do Senhor dos Senhores, do Rei dos reis do autor da vida. Pois ao Senhor cabe a honra de ser adorado, e a nos seus filhos o dever de honra-lo e adora-lo.
Adorar ao Senhor é uma atitude que deve vir do coração, e esta procede de um coração limpo, transformado e tocado pelo Senhor.
Adoração de uma vida devotada ao Pai.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." Jo 4.23
Alan Rennê disse...
Prof. Moisés Bezerril,

Duas coisas me chamaram a atenção neste artigo:

1. Tua acapcidade arguta de esmiuçar as implicaçõe snefastas, carnais e supersticiosas desta forma de mundanismo (apenas gostaria de lembrar que, de acordo com Calvino, superstição é tudo aquilo que não tem origem nas Escrituras).

2. A pobreza argumentativa e interpretativa dos textos bíblicos, alguns dos quais menciona-se a dança. É tanta ignorância, por exemplo, no caso de Davi, que a pessoa que mencionou o mesmo nem procurou observar em que ocasião ele dançou. Não tinha nenhuma relação com o culto, o ajuntamento solene no tabernáculo. Eita ignorância pra parir impiedade, inclusive verbal.

Parebéns, meu amado professor! Continue firme, servindo como instrumento nas mãos do Senhor!
Anônimo disse...
A paz de Deus sabe a dança é algo sublime vem do coração de Deus falo isso porque faço parte de um grupo onde expressamos atraves da dança nosso amor e gratidão a Deus não só estravasamos nossas alegrias mas queremos ali expressar nosso grande amor ao Senhor porque só adorarmos a Deus com labios com palmas por que não com a dança a biblia diz tudo que tem folego louva ao Senhor o Senhor é digno de receber tudo que vem de nós com toda intencidade e força nos não fomos restritos por Deus em area nenhuma Deus não nos impos barreiras para louva -lo pelo contrario disse que a onde a o espirito do senhor ai a liberdade somos tão livres que nos sentimos escravos nesta liberdade que hoje temos e o que queremos expressar é esta tão sublime liberdade que Jesus conquistou para nós ,cravando na cruz a cédula que era contar nós nos libertou aleluia , sabe irmão tem tantas outras coisa para o amado se preocupar no meio da obra por exemplo almas porque o irmão não faz um comentario de como ganhar almas para Deus de como nos apresentarmos diante de Deus em verdade porque muitas das vezes estamos na presença de Deus como um sepulcro caiado por fora belo aos olhos por dentro podre desculpe o falar pessado mas só quero mostrar que temos que nos preoculpar mas em fazer a vontade de DEus e de como estamos nos apresentando diante dele estamos aqui para fazer a vontade de Deus não para julgar quem faz se surgiu grupos que dancem para Deus o irmão pode ficar despreoculpado porque veio do coração de Deus a biblia diz que Deus é aquele que opera em nós tanto o querer como o efetuar ante que saia uma palavra de nossa boca tudo ele conhece descance no senhor e tenha mais sabedoria antes de postar tais estudos sem fundamentos na internet a a rvore que produz frutos esta é apedrejada (Catia do guaruja litoral de são paulo ).
Moisés C. Bezerril disse...
Prezada irmã!
Não mude o foco do assunto. Em nenhum lugar da Bíblia existe qualquer referência sobre danças no culto. Nem a igreja judaica praticava isso (mesmo que nos salmos fale de dança), nem a igreja apostólica. Além do mais o apóstolo Paulo deixou bem definido como seria o louvor dos cristãos na igreja: "...falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor (com danças? não!)com HINOS E CÂNTICOS ESPIRITUAIS",Efésios 5:19. Além disso, a parte do corpo que a Bíblia ensina que devemos louvar a Deus são os lábios, e não o requebrado do corpo: "Por meio de Jesus Cristo, pois, ofereçamos a deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto (do corpo remexendo? Não!)de LÁBIOS que confessam o seu nome", Hebreus 13:15. A coreografia veio do mundo para dentro da igreja; ela é uma invenção do mundo perdido sem Deus. Não foram os cristãos que inventaram a coreografia. Eu lhe desafio a me provar que isso foi uma invençao da igreja.
Moisés C. Bezerril disse...
uma crítica à TABATA RIBEIRO:
Querido Pastor (se é que o senhor pode ser chamado assim), quanta ignorância a SUA.

MOISÉS RESPONDE: É UM PONTO DE VISTA SEU! POR QUE NÃO TENTA CONVERSAR COMIGO?

Engraçado é que o senhor faz exatamente o que nós, cristãos verdadeiros reprovamos, se apodera de passagens bíblicas, interpretando-as do jeito que lhe convém! Quer dizer que Miriam dançou, mas no caso dela tudo bem, já que ela cantou junto! Pelo amor de Deus!!!

MOISÉS RESPONDE: ME DIGA UM MANDAMENTO PARA DANÇAR NA IGREJA! VOCÊ GOSTA DE IMITAR AS PÉRSONAGENS BÍBLICAS? IMITE JUDAS ESCARIOTES! PELO AMOR DE DEUS!

Quer dizer também que repetir passos é cair drasticamente em vãs repetições? Então tá, vamos parar de repetir os refrãos dos salmos e hinos, porque isso é tenebroso, são vãs repetições!!!


MOISÉS RESPONDE: PARA OS SALMOS E HINOS EU TENHO O MANDAMENTO DO APÓSTOLO PAULO EM EFÉSIOS 5:19! MAS PARA DANÇAR NA IGREJA NÃO EXISTE NENHUM MANDAMENTO. PELO AMOR DE DEUS!

Sua ignorância é tamanha que repete várias vezes a inexistência de linguagem corporal! Em que mundo você vive para dizer um absurdo desses? O corpo fala e muito! Cada ato, cada gesto que fazemos representa algo, tem muito significado no nosso comportamento, na nossa personalidade.


MOISÉS RESPONDE: DIGA ISSO AOS APÓSTOLOS, POIS NENHUM DELES RECONHECEU A VALIDADE DESSA COISA QUE VOCÊ CHAMA DE "LINGUAGEM CORPORAL".

Outra coisa, a boca faz parte do corpo e ela também é utilizada quando dançamos, pois proferimos cada palavra da música enquanto o nosso corpo representa o que ela diz. A música é a tradução dos nossos atos, por isso não são rituais sem sentido, sem interpretação como o senhor mesmo diz!


MOISÉS RESPONDE: ESTOU FALANDO DE BÍBLIA, E NÃO DO QUE VOCÊS MULHERES ACHAM QUANTO A CONTORCER OS CORPOS NA IGREJA COMO A SERPENTE SE CONTORCEU NO ÉDEN.

O senhor é tão contrário a enfeites, a cores... acha mesmo que o nosso Deus é digno apenas de preto e branco? Então vamos lá, vamos tirar as cores do coral, sim porque o coral também tem roupas coloridas específicas! O coral também ensaia, coreografa em conjunto todas as partes de uma canção.


MOISÉS RESPONDE: ORA! ESSE CORAL É O CORAL PAGÃO DA SUA IGREJA. NA MINHA NÃO ACONTECE NADA DESSE PAGANISMO MUNDANO.

E repetem as partes da músicas, que engraçado! Os integrantes do coral fitam os olhos no regente e precisam conciliar a atenção ao mesmo com o tom em que cantam! Parece-me muito difícil pensar em Deus enquanto se concentra em tanta coisa para que o coro saia impecável e seja aplaudido no final!


MOISÉS RESPONDE: NA SUA IGREJA O CORAL ROUBA A GLÓRIA DE CRISTO SENDO APLAUDIDO. ESTÃO CANTANDO PARA HOMENS. NA MINHA NÃO CULTIVO TAMANHO PECADO!

O que falar da roupa dos pastores? Será que mesmo de paletó eles não se destacam do restante da igreja? Sim, porque na minha igreja as pessoas não costumar ir de paletó, só as autoridades, e isso é motivo de destaque sim! Então, não precisa de roupas eclesiasticamente católicas para enfeitar um culto, basta um simples paletó!


MOISÉS RESPONDE: ISSO TUDO É BOBAGEM! ROUPA É TRADIÇÃO DE HOMENS. QUANTO MAIS SEUS PASTORES SE DESTACAREM DO POVO, MAIS ADORADOS ELES QUEREM SER. ESTÃO PECANDO. DIGA ISSO PARA ELES, PARA MIM NÃO!

Abra o olho, ore, e pare de falar besteira publicamente, porque ferir as pessoas com palavras tolas não é algo que agrada a Deus!


MOISÉS RESPONDE: COMO VOCÊ PODE FALAR ISSO DEPOIS DE FALAR TODO ESSE BESTEIROL? MULHER É PRA FICAR CALADA NA IGREJA. NUNCA SE DIRIJA A UM HOMEM DESS MANEIRA PORQUE É DESONROSSO PARA UMA MULHER. PARA SUA MEDITAÇÃO LEIA I TIMÓTEO 2:12 E I CORÍNTIOS 14:34-35, POIS VOCÊ ESTÁ EM GRAVE PECADO!

Paz AO Senhor!
ARREPENDA-SE DE SEUS PECADOS DE INSUBMISSÃO FEMININA! OBEDEÇA AO APÓSTOLO PAULO!
Victor Ferreira disse...
Graça e Paz, Deus seja com todos e para que tire as escamas que satanás cada vez mais coloca dentro das igrejas, como introduzir coisas mundanas e carnais À casa de oração. Amados em nome daquele que veio a nos resgatar de toda essa imundícia do pecado,(Jesus), somente as Escrituras. Que Deus possa trabalhar em cada um! Amém.
Vitor Correia disse...
Para mim, essa onda de "dança litúrgica" não passa de frustração. o sujeito gostaria muito de ir pra um "arrasta-pé", mas tem medo de ir pro inferno. Aí, arruma um distorção bíblica dessa natureza para a já tão solapada igreja. Se os defensores da dança na igreja querem dançar, que tenham a liberdade de fazê-lo no forró mais próximo, e não no lugar separado para o culto.
Anônimo disse...
concordo com vc victor,igreja é lugar de adoração,reverencia ao nosso SENHOR,e não lugar de dançar..quem fica dançando na igreja é pessoa q nunca esqueceu as coisas mundanas....qndo vc vai a uma igreja evangelica ali vc adora ao SENHOR,clama a ELE,chora na presença dele,com as pessoas dançando na sua frente a gente nem cosegui meditar no ceu..acho um absurdo...
Anônimo disse...
Também não concordo com coreografias dentro da Igreja,jovens e adolescentes tem mais interesse em aprender a dançar do que fazer o principal, ganhar almas,ler a Biblia,orar etc...Jesus está voltando temos que ser santo como ele é Santo.
Joice Cremonesi disse...
Eita se começarmos a discutir aqui a coisa vai longe hein.
De fato Davi dançou mas, realmente não foi num culto, maaas, por quê Davi dançou? Ele estava adorando a Deus? Qual o nosso objetivo quando estamos cultuando?
Vejo também uma questão cultural, os Africanos convertidos por exemplo, já viu um culto como é feito por lá? Um pastor missionário da Batista me disse que se alguns irmãos assistissem a um culto africano iriam ficar horrorizados....rsrsr é um povo muito alegre, por isso dançam mesmo. Eles não tem instrumentos e o barulho dos pés durante a dança dão ritmo aos louvores, que nós entoamos aqui.
Não sei se Deus está tãooo horrorizado assim. Sou presbiteriana e quando foram incluir uma bateria no louvor da minha igreja muuuuuitas questões foram levantadas. Talvez eu e todos estejamos desviando o foco sabe, somos tão pequenos diante da glória de Deus, discutimos doutrina 24hs por dia se deixar, mas não oramos por outros cristãos, outras igrejas, queremos que sejam todos iguais a nós. Jesus passou por vários povos, os apóstolos passaram por várias cidades, e não perderam tempo discutindo questões características de cada povo, a não ser aquelas que realmente iam contra a palavra de Deus. Se estivesse escrito, não dancem pois não glorifica a Deus, tudo bem? Não tem nada falando sobre isso, tem?
Seja dançando ou não, que busquemos a glória de Deus e o ADOREMOS EM ESPÍRITO E EM VERDADE .
Creio que existem problemas bem mais graves na igreja de Cristo, seja ela Presbiteriana, Batista, Assembléia, etc. Se as garotas buscam a Deus na hora de criar uma coreografia, as vezes estão ali na igreja juntas, compartilhando da palavra de Deus, escolhendo louvores. Creio que o Espírito Santo pode trabalhar na vida delas, por que não?
Agora se a coreografia deve estar no culto ou não, que os pastores decidam.
E me perdoe se não concordar com o que eu disse amo muito Jesus e conheço tantas jovens desviadas. Concordo que o mundo não deve estar dentro da igreja, mas vivemos nele, não é? Vejo tantos ministros com linguagem tão torpe, pensamentos tão ruins, talvez uma jovem dançando agrade mais o Senhor do que muitos ministros da palavra de Deus com certos pensamentos e atitudes.
É como penso.
Nivaldo (MISSION) disse...
Parabéns pastor pela exposição bíblica. Argumentos convincentes, pena que esse povo não gosta de Bíblia, mas de dançar. Vou dar um conselho: vou dançar num salão de baile, não no templo lugar de adoração
marcosneri kloch disse...
A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA COM TODOS. AOS IRMÃOS E IRMÃS QUE DEFENDEM A DANÇA NAS IGREJAS EU FAÇO UMA PROPOSTA. NÃO JULGUEM O CRIADOR DESTE BLOG MAS AO INVES DISSO TENTEM ENTENDE-LO E PERCEBAM QUE A MAIOR PREOCUPAÇÃO DESSE NOSSO IRMÃO É COM A SALVAÇÃO DE TODOS NÓS."PRI E JAQUI" ORO A DEUS POR MAIS MANSIDÃO EM VOSSOS CORAÇÕES. CONTINUANDO COM A PROPOSTA QUE EU TENHO A FAZER:
POR QUE TODOS NÃO DOBRAMOS OS NOSSOS JOELHOS COM TODA HUMILDADE E PEDIMOS A DEUS PAI PARA NOS DAR ENTENDIMENTO SOBRE ESSA QUESTÃO E QUE SE FOR DA VONTADE DELE QUE CONTINUEM DANÇANDO, E SE NÃO QUE TODOS SINTAM EM SEU CORAÇÃO O QUE REALMENTE ELE QUER. IRMÃOS EU PARTICULARMENTE NÃO GOSTO MUITO DAS DANÇAS NAS IGREJAS, MAS TALVEZ SEJA PALO FATO DE EU SER CONVERTIDO A MUITO POUCO TEMPO E POR ISSO EU AINDA PERSEBA ALGUNS MOVIMENTOS SENSUAIS POR TER AINDA UMA VISÃO MUNDANA DAS COISAS E EU TENHO MUITO MEDO DISSO PORQUE A POUCO TEMPO EU APRENDI QUE JESUS DISSE: SE UM OLHO TE FAZ PECAR ARRANCA ELE DE TI E O JOGA FORA...
IRMÃOS EU NÃO TENHO BASE BIBLICA PARA ENTRAR NUMA DISCUSSÃO DESSA MAGNITUDE COM VOS OUTROS MAS TENHO CERTESA QUE DEUS PODE NOS AJUDAR.
MEU NOME É MARCOSNERI KLOCH SOU DE NAVEGANTES - SC E TENHO 37 ANOS.
A PAZ DO SENHOR JESUS NOSSO UNICO E SUFICIENTE SALVADOR SEJA COM TODOS, AMEM E AMEM.
Anônimo disse...
quando você mexe seu corpo em dança você alegra sua carne e não seu espírito. a boca louva com palavras e é considerado um sacrifício, pois o homem não quer louvar a Deus então a palavra é considerada sacrifício agradável a Deus quando, lógico for de coração puro. veja que uma pessoa cheia do Espírito Santo manifestando os seus dons pode até executar uma dança, mas essa por sua vez não é bonita ou sincronizada é até meio desconcertada, isto porque é espiritual e não carnal. A carne combate contra o espírito e vice-versa. pode até existir dança no céu, mas não diz em lugar algum da Bíblia. No Apocalipse fala em louvar em um grande coral de vozes, portanto não confunda as coisa. o problema da maioria é não compreender que a amizade do mundo é inimiga de Deus. e não adianta, eles não compreendem isso. negar a si mesmo é negar serviço, faculdade, pai, mãe, cônjuge, vontades e por aí vai. Ser cristão é algo difícil nesses últimos dias. Nós defendemos o que está escrito e as pessoas dizem que estamos julgando ele, não obstante a palavra diz que devemos julgar para ver se o espírito é bom. Me respontam porque quando surgiu a coreografia na igreja todo mundo botou a mão na cabeça e não entendeu aqui??? é porque foi contra os princípios do Espírito Santo. isso ocorreu com outras coisas também que já estão aceitando dentro da congregação, pois a igreja somos nós povo eleito. queres ser cheio de Deus, negue tua carne. quem faz coreografia dança rap, rag, funck dentro da igreja, é tudo a mesma coisa pois já tem os rap e funck de cristo, um absurdo, não sabem o que é música e quem pode deturpá-la. satanás lança tudo quanto é lixo por cima de nós e temos que aceitar quietinhos. NEGATIVO! grande abraço a todos!
Psicologia 2009 disse...
Olá amado irmão, saiba que tirar conclusões das pessoas que louvam a Deus através da dança nas igrejas, por apenas uma experiencia que vc teve, é no minimo injusto. Acho que o irmão deveria conhecer por dentro os ministérios de coreografia das igrejas, vê o quanto oram e jejuam, antes de louvarem a Deus, e como consagram suas vestes antes de louvar a Deus, o MINISTÉRIO QUE FAÇO PARTE FAZ ISSO, mas reconheço que isso não é uma regra em todos os minitérios. Continue a orar a Deus sobre este propósito e Ele lhe orientará da melhor maneira possível! DEUS TE ABENÇOE
FABIO LIRA disse...
A PAZ DO SENHOR MEU IRMÃO, EU CONCORDO COM O REVERENDO O QUE ELE DISSE A RESPEITO DA DANÇA, NA IGREJA QUE EU CONGREGAVA DOM Á MINHA FAMILIA TINHA UM GRUPO DE DANÇA, NÃO TINHA NADA HAVER COM O CULTO, SOMENTE PERDIA TEMPO COM AQUELA DANÇA SEM NENHUM FUNDAMENTO O IMPORTANTE QUE É A PALAVRA FICA COM O TEMPO DE 15 MINUTOS COMO VAI FALAR DO SENHOR EM 15 MINUTOS NÃO TEM COMO PORQUE LOGO O OS IRMÃOS QUEREM IR EMBORA, ENTÃO NÃO TEM COMO FICAR PERDENDO TEMPO COM ESSAS BESTEIRAS, ACONTECEU DOIS FATOS COM O GRUPO DE DANÇA DA IGREJA QUE NÓS ESTAVAMOS, PRIMEIRO TINHA UM MENINO QUE TODA VEZ QUE O GRUPO IA DANÇAS NA FRENTE ELE CORRIA PARA VER QUANDO TERMINAVA ELE IA , AI NOS DESCOBRIMOS O QUE ACONTECIA COM ELE REALMENTE, ELE FICAVA EXCITADO COM A DANÇA DAS MENINAS, PORQUE A ROUPA ERA COLOCA EM SEUS CORPOS FAZENDO UMA SENSUAL, SEGUNDO OUTRA VEZ ACONTECEU QUE ELAS ESTAVAM ENSAIANDO ENTROU UM RAPAZ DENTRO DA IGREJA E FICOU VENDO ELAS DANÇAREM, O RAPAZ COMEÇOU A SE MASTURBAR DENTRO DA IGREJA, ELAS VIRAM CHAMARAM O LÍDER PARA TIRAR O RAPAZ, ELE NÃO TIROU O RAPAZ, ELE TERMINOU O QUE TINHA COMEÇADO DENTRO DA IGREJA, SÓ QUE ELAS FALAVAM QUE ORAVAM E JEJUAVAM EM PARA QUE O GRUPO DE DANÇA TIVESSE UNÇÃO, NA MINHA OPINIÃO ISSO É UMA TREMENDA BESTEIRA ESSA TAL DE DANÇA DENTRO DAS IGREJAS,NÃO TEM NENHUM SENTIDO CONTINUAR COM ISSO, O QUE PRECISA É DE PALAVRA DE DEUS, ISSO SIM ESTA FALTANDO NOS ÚLTIMOS TEMPOS, E PARA ESSAS PESSOAS QUE FICAM CITANDO A BÍBLIA ELAS DEVERIAM LER MAIS E NÃO FICAR PEGANDO TRECHOS ISOLADOS PARA FICAREM ENCOBRINDO O QUE NÃO TEM VALOR ESPIRITUAL, JOÃO BATISTA TEVE A CABEÇA CORTADA POR UMA DANÇA QUE ENVOLVEU TODOS QUE ESTAVAM NO PALÁCIO COM O REI, O POVO DE ISRAEL TAMBÉM FEZ UM BEZERRO DE OURO, COMEÇOU A BEBER E DANÇAR, AONDE HOUVE TODO AQUELE PECADO, ENQUANTO O SEU LÍDER ESTAVAM NO MONTE FALANDO COM DEUS, O POVO ESTAVA NO PECADO, ENTÃO NÃO ADIANTA FICAR ARRUMANDO DESCULPAS PARA COLOCAR O MUNDO DENTRO DAS IGREJAS SE VOCÊ QUE QUER DANÇAR VAI PARA UM BAILE MUNDANA, A IGREJA DO SENHOR É LUGAR SANTO, ESTA É A MINHA OPINIÃO QUE TENHO A RESPEITO DA DANÇA DENTRO DAS IGREJAS.
FIQUEM TODOS NA PAZ DO SENHOR.
Moisés C. Bezerril disse...
RESPOSTA À PSICOLOGIA 2009

Como outros comentaristas do meu blog, você parece não ter entendido nada da leitura que fez. Não tirei conclusões apenas de uma experiência; a coreografia é a mesma coisa em todo lugar. Satanás enganou todos vocês. Trouxeram o mundo pra dentro da igreja. Se Jesus visitasse sua igreja, no mínimo, ele daria boas chicotadas nesse monte de mocinhas sem vergonha que ficam se requebrando e se contorcendo na casa de Deus, parecendo a serpente do Éden. Sobre a questão que vocês oram, isso não prova que vocês estão certos. Os maiores erros e as maiores heresias produzidos na história da igreja cristã foram fabricados debaixo de oração e jejum. Isso não quer dizer nada. Joseph Smith foi orar num vale, e fundou a igreja Mormon. Vocês oram e continuam no pecado da coreografia. Além do mais, coreografia não é ministério, é obra do Diabo. Não preciso orar para saber disso, Deus já revelou em sua Palavra que o louvor da igreja cristã só pode ser através da boca, Hebreus 13:15. Além do mais, não é a oração que vai te libertar do erro e do pecado da coreografia, e sim o conhecimento da Palavra de Deus. Não haverá libertação sem o conhecimento da Palavra, “pois a verdade vos libertará”.
Sandra Machado disse...
Pastor, tenho que parabenizá-lo.
Em um mundo onde não há mais esperanças...onde o pecado corrompeu tudo, e o diabo está no meio dos muitos chamados "Povo de Deus"....o diabo é sujo e consegiu entrar no meio da igreja com sua sujeira...
muitas pessoas usam a igreja somente para distrações e reuniões sociais, esquecendo-se do verdadeiro foco: que é o "Senhor Jesus Cristo"
Deus tem misericordia de nossas vidas...pois o fim está próximo...é só olharmos tantas imundícies usadas nos cultos chamados cristões, musicas, cantores mundanos se fingindo de crentes...
Oh acorda povo de Deus...o fim vem e vem ardendo como fornalha!
Parabéns Pr. Moises, pela hombridade e coragem em defender a Santa Palavra de Deus...me alegro muito em ver que ainda há uns poucos filhos do Verdadeiro Deus newste mundo imundo....
Edivaldo Nascimento disse...
Olá Sr.
PROF. REV. MOISÉS C. BEZERRIL
Parabéns pela a abordagem e publicação, quando li as primeiras linhas já concordei, não com você mas com a palavra de Deus, observei quanto ódio tens causado com essa abordagem, a seus irmãos dançarinos e cantores que disputam palcos, aplausos e salários nas igrejas. Lembre-se que essas pessoas são profissionais e não adoradores, vindo do catolicismo e de outros palcos e shous mundanos, que acharam dentro da igreja uma forma fácil de ganhar a vida e fazerem aquilo que gostam e com a falsa esperança de estar perto de Cristo, pois, Cristo foi morto pelo o povo escolhido, por mexer nessas mesmas coisas lá no passado.
E quando esses dançarinos se expressão contrário a "sua" opinião o principal motivo é o financeiro, pois se deixarem essa profissão terão que trabalhar para viverem e cansados do dia a dia não terão tempo para adorarem a Deus...
Lembre-se do mancebo rico e Jesus, quando se mexe no bolso os "escolhidos" abandonam o Mestre na hora...
Para o Sr. lembre se da Vida que Paulo levou após ser escolhido pelo próprio Cristo, renunciando títulos, riquezas, salário e até a própria liberdade, abandone essa geração e vá servir a Cristo...
Quanto as citações dos dançarinos referindo unicamente ao Velho testamento... Cristo o cumpriu todo e instituiu novas coisas, nova vida e o NOVO TESTAMENTO de modo que o Velho testamento nos serve de exemplo, assim como disse o apóstolo Paulo...
Quanto a essa geração rebelde e perseverante no erro e no pecado, o Antigo Testamento nos dar muitos exemplos como o de Ezequiel anunciando a um povo rebelde, cheios de si e que não aceitava correção vinda de Deus. É comum ver atualmente adúlteros, fornicários e muitos outros cometendo pecados ediondos dentro das igrejas e se dizendo ministro e servos de Deus.
Nos palcos eles entram em CATARSE como em shows de rock e sertanejos e dizem que estão cheios do Espírito Santo.
7cdf980a-77e3-11e0-bdf5-000bcdca4d7a disse...
Gostaria de , em nome de Jeus, abençoar o autor do artigo sobre ! coreografia na igreja...! Concordo plenamente com o irmão.

Há muito modismo e costumes segulares invadindo as igrejas evangélicas e tudo, em nome de "Deus". Realmente, faz se de tudo, mas o principal que é a palavra, esta é deixada de lado ou, quando muito, prega se apenas 15 ou 10 minutos.

Que Deus muito o ilumine, pelo Espírito Santo, para abrir os olhos desses que levam para as igrejas tais tipos de liturgia
phdblog disse...
Caros irmãos! eu acho que as coisas devem ser analizadas, acredito que muita coisa na igreja são deturpadas e mal esclarecidas! Existem na igreja sos radicais e neo libeirais, nao sou a favor de nunhm dos dois, apenas acho que oque vale é perguntar pra DEus se isso ou aquilo é coreto, porque ate a biblia devemos saber interpreta-las, nem tudo que esta escrito serve pra ecpoca de hj, e acredito que com o sistema religioso a biblia podera tere sido "adulterada" de alguma forma! Bom aih daquele tirar ou colocar um virgula, mas acho que o sistema faz isso desntro das igrejas e o proprio Deus alertou sobre o fim dos tempos! Cabe a nós busca de Deus discernimento, pois até o Beuzebu, fala em linguas entrahas na igreja! e ai Pator como fica???, Exploração dos cresntes dentros das Igrejas, eentre outras coisas, sou cristão mas tem coisas que não dá pra engolir!

No comments: